24 de março de 2009

Pílulas de Sabedoria

aar.fe

1. Por obra do inevitável, você será obrigado a estar em sua própria companhia até o fim dos seus dias. Portanto, seja sempre aquilo que você verdadeiramente tem vontade de ser - ou procure aproximar-se disto o máximo possível.

aar.tempo

2. O verdadeiro capital de um indivíduo, na perspectiva de sua existência, é o tempo que ele dispõe para realizar tudo a que se destina. Cada atividade cotidiana, por mais corriqueira que seja, nos oferece a oportunidade de encontrarmos a plenitude. Basta você não deixar a vida passar batida enquanto tranca seus atos no piloto automático.

aar.prioridades

3. Seguindo a mesma linha de raciocínio, busque ao máximo evitar o desperdício - seja de tempo, de energia, ou de matéria. Foque sua atenção no que verdadeiramente importa e absorva os benefícios do que vier junto no pacote.

aar.olhos

4. Muitas vezes nos conformamos com os padrões estabelecidos e não enxergamos o óbvio escancarado em nossa frente. A mãe do conhecimento é o questionamento. Rejeite os conceitos prévios e tire suas próprias conclusões.

aar.habilidades

5. Se Pelé tivesse nascido na Islândia, dificilmente teria reinado no futebol. Muitas vezes descobrimos um certo talento para coisas que jamais havíamos considerado fazer antes. A melhor forma de encontrar seu verdadeiro potencial é dedicar-se a identificar suas aptidões e verificar o seu desempenho nas mais variadas situações. O medo de cair do cavalo (ou sua ausência) é o que separa os verdadeiros campeões dos frustrados.

aar.apoio

6. Viver em sociedade é reproduzir em escala interpessoal a mesma diplomacia empregada por grupos, corporações e nações para se desenvolverem. Por mais que no fim das contas estejamos mesmo sozinhos, somente com alguma ajuda alheia você poderá conquistar tudo aquilo que deseja. Seja político, no melhor sentido, e então terá um bom suporte técnico para enfrentar seus desafios.

aar.jogadas

7. Deixar o acaso tomar conta dos acontecimentos é uma conduta fadada à frustração. Toda missão requer um mínimo de estratégia (do grego strateegia) para dar cabo às suas eventuais dificuldades. Preveja os obstáculos e possibilidades. Se for preciso, ensaie as jogadas mais promissoras.

aar.ansiedade

8. O maior inimigo dos gênios e hiperativos é o descontrole emocional trazidos por seus anseios e demandas constantes. A ansiedade é uma constante na vida contemporânea moderna dos dias atuais, especialmente problemática para pessoas que convivem diariamente sob pressão ou exercem funções de grande responsabilidade. Não existe melhor remédio para quebrar o frenesi cotidiano que um bom exercício de respiração, alongamento ou meditação. Escolha sua terapia e relaxe.

aar.natureza

9. Na maioria das vezes nosso próprio ego não nos permite enxergar quão insignificante somos perante o universo. Na cartilha da boa etiqueta, o hóspede é que se adequa às regras da casa. Portanto, procure compreender os mecanismos mais complexos da natureza e faça de sua existência um exemplo de harmonia e respeito ao planeta.

aar.luz

10. Auto-ajuda cheira sempre a um pouco de demagogia e pilantragem. Não existe conselho ou fórmula secreta para se conquistar qualquer coisa que seja. A maioria das pessoas deixa-se envolver pelos problemas de tal forma que não conseguem enxergar o óbvio, projetar um ideal e viver em outro nível de consciência. Ou se entregam aos lobos psicológicos e pregadores baratos do capitalismo para adquirir um manual mal-escrito de regras sobre a vida, ou simplesmente vegetam em nossa civilização sem acrescentar absolutamente nada de produtivo à humanidade.

Pois até mesmo os vegetais recorrem à luz.

Nada sobrevive na obscuridade. Sabedoria, serenidade, razoabilidade e bom senso são posturas invariavelmente relacionadas com inteligência. Esclareça-se!

recebido por e-mail

1 comentários:

Vânia disse...

"Deixar o acaso tomar conta dos acontecimentos é uma conduta fadada à frustração. Toda missão requer um mínimo de estratégia (do grego strateegia) para dar cabo às suas eventuais dificuldades. Preveja os obstáculos e possibilidades. Se for preciso, ensaie as jogadas mais promissoras."

É, nada é por acaso mesmo, se quisermos conseguir o que queremos, devemos correr atrás.

Postar um comentário

Seu E-Mail não aparecerá na postagem.