26 de março de 2009

Entenda o trabalho de quem antecipa a moda

O mundo da moda não é feito apenas por estilistas, modelos e fotógrafos. Há diversas outras pessoas envolvidas, entre elas, algumas desempenham uma função ainda pouco conhecida. Este é o caso do pesquisador de tendências. Mais que um consultor de moda, que aplica as referências da temporada, o pesquisador tem que vender o que ainda não existe, mas que, com certeza, irá agradar os consumidores. Fernando Aidar é um desses profissionais e ele explica como é a rotina de seu trabalho. Aidar conta que a principal estratégia é saber cruzar as informações. "Ficamos atentos aos desfiles das grandes semanais internacionais e identificamos os pontos fortes da estação, por exemplo, os tipos de acessórios, se houve mais prateado que dourado, as estampas etc." Em seguida, ele e sua equipe - formada por quatro pessoas - arrumam as malas e partem para os pólos da moda internacional. "Precisamos conferir o que acontece no varejo".

Essas viagens acontecem num intervalo de dois meses. Além delas, Fernando não desgruda os olhos de revistas de moda, sites especializados e também novelas, lançamentos de Hollywood e até mesmo reality shows. "Como pesquisador, preciso ficar 'antenado' em tudo".

Analisando as atribuições desse "caçador de tendências", percebemos que muito do que se vê no Brasil é, sim, reflexo imediato do que ocorreu nas passarelas do mundo afora. Mas, então, onde nasce a idéia original? Na moda nem tudo se copia e muito do que é criado envolve psicólogos, sociólogos e químicos. "É preciso tentar definir qual será o comportamento humano no futuro. A partir dessas investigações, a indústria química desenvolve novas texturas e pigmentos", conta Aidar. O pesquisador diz ainda que, não raro, alguma empresa do setor industrial pode patrocinar um estilista para que ele use o material inédito, e daí surgem as tendências.

Há 18 anos no ramos da moda, Aidar repassa todas as suas impressões e referências para clientes que vão desde produtores de matérias-prima até confeccionistas e atacadistas. Ele também trabalha com grandes cadeias de lojas de departamento e ministra palestras pela América Latina. A próxima "aula" do consultor acontecerá nesta quarta-feira durante o Senac Moda Informação. "Falaremos das idéias para o verão 2010 que já estão fechadas e as confirmações do varejo que vimos dar certo na Europa", explica.

A 33ª edição do evento será aberta por Sylvio Mandel, presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que falará sobre como o setor da moda pode sobreviver em tempos de crise. Em seguida, os consultores do Senac abordarão as tendências em tecidos, cores, padronagens, acessórios, malharia retilínea, segmentos masculinos, infantil, lingerie e, ainda, moda praia.

Ao final do ciclo de palestras, os participantes receberão um caderno de temas e produtos sobre cores, formas, tecidos e padronagens, que conta com a leitura de cinco importantes estilistas brasileiros: Walter Rodrigues, Marcelo Sommer, Mario Queiroz, Fábia Bercsek e Karlla Giroto.

Por Lívia Souza

Fonte: Portal Terra

2 comentários:

Vânia disse...

Eu não sabia que havia todo esse TRABALHO, nossa!
Muito difícil isso!

Marcos Tony disse...

Pois é...

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