28 de março de 2009

As maravilhas do limão

O limão é uma rica fonte de vitamina C, além de possuir outros nutrientes fundamentais para a saúde...

O limão é com toda certeza um dos frutos mais utilizados pelo ser-humano. Do suco, se faz a tradicionalíssima limonada, que além de saborosa é refrescante e saudável e usada em praticamente todos os países do mundo. Da casca se fazem doces e licores. O limão ainda é usado na preparação de outras delícias como sorvetes, xaropes, aperitivos, refrigerantes e molhos.

O limão é uma das maiores fontes de vitamina C da natureza, uma vitamina muito importante, pois tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento. A vitamina C também tem um papel fundamental no combate a germes e bactérias, combatendo processos infecciosos que atacam e põe em risco a saúde do organismo.

Mas nem só de vitamina C vive o limão. Ele também possui outras propriedades vitamínicas, sendo rico em vitamina A e também nas vitaminas do complexo B. Possui ainda uma grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Mas apesar de tudo isso,não se deve tomar o suco do limão puro, pois é muito ácido. Deve-se sempre diluí-lo em água e adoçá-lo à gosto.

Existem vários tipos de limões como o limão-galego, o limão-siciliano e o limão-taiti. Quando ainda está verde,deve ser guardado em local fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado vai durar mais,se for guardado sob refrigeração.

Por Marco de Cardoso

Fonte: BemStar.globo.com

2 comentários:

Vânia disse...

Adoro limão, o siciliano então...é tudo de bom na culinária!

Mas devemos tomar cuidado ao manusear frutas cítricas. Eu mesma já tive queimaduras na pele das mãos devido ao sumo do limão, tomei sol após manuseá-lo.

Devemos lavar sempre as mãos, antes e depois de manuseá-lo.

Marcos Tony disse...

Boa dica...

Postar um comentário

Seu E-Mail não aparecerá na postagem.