16 de janeiro de 2008

Por Vânia Julião Ramoneda

O texto abaixo é perfeitamente coerente. E para quem não se lembra ou não teve a oportunidade de assistir este filme, aí vai um trecho da sinopse.

Qualquer semelhança entre os dois personagens é mera coincidência !

O filme começa com uma pena caindo aos pés de Forrest Gump, sentado numa parada de ônibus em Savannah, na Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro, e então começa a contar a história de sua vida a uma mulher sentada próxima a ele (os ouvintes na parada de ônibus mudam regularmente ao passar da história, cada um mostrando diferentes reações perante a história de Gump, indo da incredulidade e indiferença até profunda admiração).

Forrest mostra ter muito de sua vida ensinado por sua mãe. Forrest freqüentemente repete suas frases favoritas, incluindo "A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar" e "Estúpido é aquele que age como um estúpido". >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

POR Wagner Valenti Professor da USP / Departamento de Biologia

Todos conhecem o filme Forrest Gump, que narra a história de um imbecil que sobe na vida auxiliado por circunstâncias a ele absurdamente favoráveis Pois nós brasileiros temos aqui nosso Forrest Lula, pelas razões que apresentarei abaixo:

1)Ele pensa que chegou a presidente pela competência, mas foi por uma junção entre sua malufiana e o 'mudancismo' do eleitor, que só pelo desejo de mudar nem se sabe o quê alternadamente em candidatos como Collor e Maluf, e depois em Lula & companhia.

2)Ele pensa que é respeitado lá fora, mas não passa de uma curiosidade zoológica, como o mico-leão dourado. A esquerda romântica de lá acha lindo um operário do terceiro mundo ter virado presidente: ele é competente ou não, o terceiro mundo que se dane. Ele recebe essa corda toda e acredita

3)Ele pensa que trouxe programas sociais, mas a única coisa que o PT fez foi proteger os sem-terra, e transformar o bolsa-escola em bolsa-esmola.

4) Ele pensa que faz sucesso com a imprensa, mas na verdade contou, pelo menos até os escândalos, com uma imprensa domesticada e cordial.

5) Ele pensa que não existe ninguém que possa questioná-lo tanto em ética quanto em política, mas só acontece por que ele nunca se expôs a entrevistas coletivas sérias com jornalistas especializados, onde teria de dar uma satisfação objetiva de seu desempenho.

6) Ele pensa que é imune a essa crise porque seu percentual de aprovação ainda é alto, mas as que ainda confiam nele são aquelas tão avessas à leitura quanto seu presidente, e por isso nem sabem o que acontece.

7) Ele pensa que é responsável pelo sucesso da política econômica , mas isso aconteceu porque diretriz econômica foi a única herança do governo anterior que ele não estragou.

8) Ele pensa que causou o aumento das exportações, embora isso tenha sido conseqüência de uma série de fatores anteriores a seu governo, mais as circunstâncias favoráveis no cenário internacional.

9) Ele pensa que não sofrerá impeachment por estar acima de tudo o que acontece, embora Collor sido defenestrado por muito menos. Na verdade, ele só vai ficar lá porque não interessa a transformá-lo em mártir, dando-lhe chance de retornar à cena política, ao mesmo tempo em que ninguém quer ver o escroto do Alencar tomar o poder e arruinar a política macro-econômica.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já tinha visto esse texto rodando pela Internet. Achei curto e grosso, além de muito divertido.
A única diferença é que forrest gump primava pela inocência e bom mocismo. Já o nosso Gump...

Vânia disse...

Alessandro,
É verdade! A inocência está longe dele, e mais ainda o bom mocismo.rsrsrs

Obrigada por comentar.

Anônimo disse...

Sabem o que eu descobri???
Que o nosso presidente pensa muuuiiito, pensa demais, pensa que está pensando, pensa que tá abafando, pensa até que é gente!!!
Palmas pro nosso Forrest Lula Molusco Pensador!
Acho até que tá merecendo um filme... de comédia é claro!!!
Afffffffff...

Beijuuuuuuusss miga!

Vânia disse...

Juzinha, realmente...concordo!Acho que ele tem um complexo de inferioridade, então para suprir esse complexo ele pensa que pensa....ahhh...coitadinho dele!!!

Lula Molusco...essa foi boa!!! E ainda tem a "primeira dama" (só no nome)pra combinar com ele: a Marisca...hehe

Sai uma caldeirada disto tudo...nem quero pensar!!!

Bjs migaaa! Obrigada pelo comentário!

Postar um comentário

Seu E-Mail não aparecerá na postagem.