13 de janeiro de 2008

IMPOSTOS E MARGINALIZAÇÃO

Recebi um PPS que fez aflorar em mim, mais ainda, a revolta que sinto em relação ao nosso “governo” e aos nossos “políticos”. Acho que esta era a faísca que faltava para acender o estopim da minha revolta.

Temos direito à uma vida digna, somos trabalhadores!!! Não somos vagabundos!

Há algum tempo vinha pensando no significado de uma palavra tão pronunciada em nossa sociedade. Procurei no dicionário Michaelis o conceito da palavra "marginal".

Eis-la: (prestem atenção nas partes grafadas por mim)

Marginal 1 Pertencente ou relativo a margem. 2 Que segue a margem: Campos marginais. 3 Escrito na margem: Anotações marginais. 4 Sociol Caracterizado pela incorporação de hábitos e valores de duas culturas divergentes e pela assimilação incompleta de ambas, como, por exemplo, se pode observar em muitos descendentes de imigrantes: Homem marginal. sm 1 Sociol Homem marginal. 2 Indivíduo mais ou menos delinqüente ou anormal, que vive à margem das normas éticas. 3 Econ polít V marginalizado.

Fiquei extremamente surpresa e indignada com as definições, inclusive com os sinais claros de um preconceito racial. O que é isso? Pela assimilação incompleta de culturas divergentes um homem é chamado de MARGINAL, e esta palavra não tem um conceito único. Afinal, o que significa marginal?

Então, procurei a palavra "marginalizado" referente à Economia Política.

Encontrei o seguinte conceito:

Marginalizado adj (part de marginalizar) Que se marginalizou. sm Indivíduo mais ou menos improdutivo, indigente, subempregado ou que como trabalhador, embora amparado pela legislação trabalhista, não tem condições de manter uma família, vivendo por isso à margem da sociedade.

1 - QUE SE MARGINALIZOU??????? Segundo o que aprendi na escola a partícula "se" ( é um pronome reflexivo) , então pelo que entendi o indivíduo criou esta condição para si??? Qual indivíduo quer se marginalizar, ser um indigente? Uma minoria, com certeza!

O indivíduo foi na verdade, marginalizado, foi jogado às margens, foi excluído dos direitos de viver dignamente. Houve uma imposição disfarçada por leis e normas determinadas por um grupo de indivíduos que detêm esse poder e que, na verdade, levaram-no conseqüentemente à marginalização.

Este conceito generaliza (outra amostra de preconceito), a grande maioria não se "marginalizou", não quis se "marginalizar".

2 - Que legislação trabalhista é esta????? Existe mesmo??? Se o indivíduo está amparado por legislação trabalhista, deveria ter condições de sustentar sua família!!!!

3 - Vive à margem da sociedade!!! Ahhh, claroooo...com certeza ele quer viver à margem da sociedade, olhando os filhos passando fome, o barraco indo embora com a primeira tempestade...levar a família pra morar embaixo de uma ponte...tsc

E o que é imposição? Novamente vamos ao conceito dado pelo dicionário:

Imposição 1 Ato ou efeito de impor. 2 Ato de infligir. 3 Determinação, injunção, ordem. 4 Coisa imposta.

E a palavra imposto, qual será o conceito? Mais uma vez, abramos o dicionário:

Imposto 1 Que se impôs. 2 Que se obrigou a aceitar. 3 Imputado falsamente. 4 Tip Disposto na rama. sm 1 Contribuição, geralmente em dinheiro, que se exige de cada cidadão para financiar as despesas de interesse geral, a cargo do Estado. O imposto é um tributo destinado a atender às necessidades gerais da administração pública, sem assegurar ao contribuinte qualquer proveito direto em contraprestação à parcela que pagou. Neste particular distingue-se da taxa, a qual se destina a remunerar serviços específicos; tributo. 2 Conjunto de todos os tributos ou contribuições. 3 Encargo, obrigação, ônus.

1 - Então podemos dizer que a palavra IMPOSTO denota imposição, obrigação, sem liberdade de escolha, já que os deputados aprovam as leis à seu bel-prazer !!! Isto é justo??? Que um grupo de elitizados políticos decidam por milhões de pessoas???

Será que nosso país é democrático mesmo? Pensem! Onde está a democracia proclamada???

2 - Quantos impostos existem? ICM, IPI, IPTU, IPVA, IR, Imposto Predial, Imposto Territorial...e por aí vai...sem contar os impostos disfarçados com o nome de taxa.

Existe somente uma diferença dos tempos atuais para os tempos da era Medieval:

- Os governantes atuais não mandam mais o devedor de impostos para a forca, para a guilotina ou para o calabouço, como faziam os poderes jurídicos, econômico e político que concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, os donos de lotes de terras (feudos) e que faziam de seus vassalos, verdadeiros escravos em troca de um teto e um prato de comida.

A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. Isto também não é muito diferente atualmente.

O cidadão devedor é tolhido de seus direitos humanos, e aos poucos acaba por sucumbir, não conseguindo mais sustentar sua família. Acaba sendo MARGINALIZADO, excluído!

Ora, será que ninguém vê isso??? Será que a maioria do povo brasileiro é alienado? Será que o indiferentismo moral, político, social ou mesmo o intelectual vai continuar prevalecendo???

Não podemos mais nos conformar em aceitar todas as regras e leis ditadas, isto mesmo, são ditadas por um grupo eleito pelo próprio povo, ou seja, por todos nós !!! São os grandes senhores feudais modernos, detentores de todo o poder político, econômico e social, agindo sobre seus vassálos como na época medieval, e ficamos satisfeitos com um teto e um prato de comida (e nem todos conseguem)!!!!

É a lei do mais forte, do poder em mãos erradas, da indiferença, da ganância, do individualismo!!!!! Somos selvagens ainda, nossos instintos primitivos prevalecem e, em muitos mais acentuadamente.

Pergunto:

Cadê os direitos humanos????

P.S. Enviei o texto acima à Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos, juntamente com o PPS que recebi. Como título do assunto: Carta ao Presidente da República. Se receber a resposta, postarei aqui novamente.

Se alguém quiser ver o PPS à que me refiro, mandem-me endereço de e-mail e o enviarei com todo prazer. Que seja repassado e repassado e repassado...

abs.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu E-Mail não aparecerá na postagem.