23 de março de 2009

Série "Citações" parte II

"O assentimento da maioria não basta, de modo algum, em todos os casos, para legitimar seus atos". Benjamin Constant (1767 – 1830)

“Democracia é o sistema que garante que nós seremos governados tão bem quanto nós próprios merecemos.” BERNARD SHAW, George (1856 - 1950) dramaturgo escocês

“Todo poder é fundado na opinião”. BONAPARTE, Napoleão (1769-1821) Imperador da França

“Homens lutam melhor pelos seus interesses do que pelos seus direitos”. BONAPARTE, Napoleão, Imperador da França, 1769-1821

“Governos são coisas importantes demais para serem deixados nas mãos dos políticos.” BOWLES, Chester (1901-1986) diplomata e economista norte-americano

"Infeliz a nação que precisa de heróis." BRECHT, Bertold (1898 -1956) poeta e dramaturgo alemão

"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem". BRECHT, Bertold (1898-1956) poeta e dramaturgo alemão

“O pior analfabeto é o analfabeto político”. BRECHT, Bertold (1898-1956) poeta e dramaturgo alemão

"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco." BURKE, Edmund, (1729 - 1797), estadista e filósofo inglês

"Para que o mal triunfe basta que os homens de bem se omitam". BURKE, Edmund, (1729 - 1797), estadista e filósofo inglês

“A democracia é o pior dos regimes políticos, com exceção de todos os demais”. CHURCHILL, Winston (1874–1965) estadista inglês

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão." Eça de Queiroz

“Qualquer desculpa serve a um tirano.” ESOPO, fabulista grego, 6º século AC

"Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros". FERNANDES, Millôr (1923) desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro

“Neste mundo, nada mais certo que a morte e os impostos.” FRANKLIN, Benjamin (1706-1790) jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor norte-americano

"O Estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los." FREUD, Sigmund (1856-1939) médico e neurologista austríaco, criador da Psicanálise

Fonte: "A Voz do Cidadão"

"Não existe livre acesso ao céu"

O passaporte diplomático era um documento restrito ao presidente da República, ministros, governadores e, é claro, diplomatas. Há três anos, o governo estendeu o benefício a líderes religiosos. O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, começou a usá-lo no início de 2007. Por causa do documento, ele causou um salseiro no aeroporto de Garulhos. O delegado da Polícia Federal Mário Menin Júnior relata que três bispos da Universal, todos deputados paulistas, o pressionaram a liberar Macedo dos trâmites de imigração e alfândega em uma viagem que ele fazia ao exterior. Para tanto, invocaram o passaporte diplomático do chefe. Liderados por Gilmaci Santos (PRB), avisaram que o bispo chegaria ao aeroporto em um helicóptero e embarcaria, em seguida, em um de seus quatro jatos. Nada, portanto, de controles. Se a polícia ou a Receita insistissem na verificação, o bispo os receberia em seu avião. A insistência dos policiais e dos fiscais em submeter Macedo aos procedimentos legais provocou uma reação intempestiva dos deputados. Depois, o próprio Edir reclamou: "Sou um enviado de Deus. Vocês estão atrapalhando meu trabalho", disse o bispo, segundo o delegado. Um esclarecimento: o passaporte diplomático não dá direito a escapar da imigração ou da alfândega. Ele apenas facilita a entrada em outros países.

Fonte: Revista "Veja", edição 2.105 , coluna Holofote - Felipe Patury - 25/03/2009

Esta semana, já se pode imaginar um ataque da Record contra a revista "Veja", pois ela "ousou" falar dos desmandos dos líderes da Igreja.

Explorer 8 copia rivais com inteligência

Nova versão do navegador da Microsoft traz elementos do Firefox e do Chrome para reverter êxodo de usuários LUCAS PRETTI É só olhar o gráfico ao lado e concluir: desde o lançamento do Firefox pela Fundação Mozilla, em 2004, o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft, vem seguindo uma clara curva descendente. Era mesmo de se esperar que a próxima atualização fosse finalmente competitiva. E é. Apesar de manter o “sabor azul-bebê” típico da Microsoft, a versão 8 final do IE, lançada na quinta-feira, está mais segura, traz novas experiências para o usuário comum da web, digere e melhora inovações dos concorrentes. O objetivo é mudar o rumo do gráfico. O Link teve acesso exclusivo ao programa antes do lançamento e nesta edição dá dicas de como aproveitar o melhor do Explorer. A maioria das novas ferramentas está um pouco escondida (veja aí o “sabor azul-bebê”) em ícones novos e nomes às vezes confusos. Veja o caso do que a Microsoft chama de “aceleradores”. Eles não deixam a conexão mais rápida nem fazem a página carregar melhor no Internet Explorer. É uma função prática para acessar mapas, traduções e outras funcionalidades diretamente na página, sem precisar abrir novas abas (“guias”, para o IE). A aceleração da navegação viria da economia de cliques gerada pelo recurso. Outra novidade já estava presente nos betas da versão 8. São os webslices, conceito que une widgets a favoritos. Um aplicativo fica disponível na barra superior do navegador e, quando clicado, abre uma janelinha de conteúdo da web – o que acaba virando um leitor invocado de RSS, com vídeos, fotos, serviços “embedados” e texto, claro. A Microsoft aposta que os webslices terão o mesmo sucesso dos widgets do Windows Vista, acoplados à barra lateral da área de trabalho. Isso porque são empresas ou usuários que devem desenvolver os webslices e o conteúdo. O aplicativo só entra para a galeria após a aprovação do time de marketing da Microsoft (o azul-bebê outra vez). Ainda não é plena a adesão da empresa à cultura aberta do Firefox, que mostra sua força desde 2004. Mas não se pode negar os avanços. O novo Internet Explorer 8, como o 7, também permite ao usuário trocar o mecanismo de busca integrado por outro serviço e adequar o browser ao estilo de navegação, com extensões (“complementos”) e inéditos níveis de privacidade. A empresa aceitou, por exemplo, inovações do Chrome e incorporou a navegação anônima ao IE 8. Mas colocou ferramentas corporativas, para os chefes proibirem funcionários de usar o recurso (sim, o sabor azul-bebê). A teoria da Microsoft – e também o slogan do novo Internet Explorer – é que o navegador deve servir à navegação da “vida real”. Eles se baseiam em estatísticas geradas pelo hábito dos usuários para concluir que 80% das pessoas navegam quase sempre pelos mesmos sites e que a porta de entrada da web na maioria das vezes são os mecanismos de busca. Daí veio, por exemplo, a “busca visual” (veja na página ao lado). “A Microsoft não pensa em dominar a internet, só em fazer da experiência do usuário a melhor possível”, diz Osvaldo de Oliveira, diretor de Serviços Online e Consumo da empresa. E, de olho no tal gráfico, a política da empresa não muda: o Internet Explorer 8 ainda vem incorporado ao Windows Vista.

22 de março de 2009

Para Marquinhos com Carinho

"Paraíso" ainda não emplacou no Ibope

A novela "Paraíso" de Benedito Ruy Barbosa ainda não conseguiu aumentar os índices da faixa das 18 horas na Globo. Considerada antes da estreia como a "salvação da lavoura", os índices foram frustrantes na primeira semana de exibição. O primeiro capítulo conseguiu 25 pontos (mais do que o final da antecessora, que marcou 23 pontos na sexta-feira; porém, menos do que os números de estreia de "Negócio da China" que começou com 30 pontos) e durante a semana só fez diminuir. Os números prévios indicam que neste sábado a nova novela das seis marcou pífios 19 pontos em São Paulo (o maior e mais importante mercado publicitário do país, onde as emissoras tiram a maior parte de seu faturamento). Antes de passar a conduzir o horário com seu "remake", o autor da novela foi deselegante e indelicado com seus colegas de profissão - Glória Pérez e Miguel Falabella - afirmando que, se uma novela não vai bem, a culpa é de quem faz e ainda criticou a opção de Glória em retratar a cultura indiana. Este começo decepcionante no quesito audiência não deixa de ser um "banho" de humildade para Benedito Ruy Barbosa. Será que ele ainda diria que o fiasco de audiência é culpa somente de quem faz? Se for assim, ele próprio estaria incluído no rol de culpados pelo declínio de audiência que as novelas da Globo enfrentam há 02 anos. As metas de audiência das novelas globais são de 30 pontos para a faixa das seis da tarde, 35 pontos para as 07 da noite e 40 pontos para as obras do horário nobre. A última que conseguiu atingir a meta no primeiro horário foi "O Profeta" exibida de outubro/2006 a maio/2007, que terminou ostentando a média final de 32 pontos; no horário das sete, o sucesso não é mais alcançado desde "Cobras & Lagartos" (abril a novembro de 2006) que conseguiu 38 pontos e no horário mais importante, o último sucesso foi "Páginas da Vida" que foi ao ar entre julho de 2006 e março de 2007, obtendo 47 pontos de média. Esta foi a última novela das oito cuja meta era de 45 pontos pois, devido às dificuldades que começaram a surgir com a sucessora ("Paraíso Tropical"), a Globo reduziu a meta para 40 pontos. Esta marca já está se mostrando difícil de ser alcançada e "Caminho das Índias" patina nos 35 pontos. A eterna repetição de histórias e elencos fez com que muita gente deixasse de assistir as novelas da Globo e a Record soube se aproveitar disso. Há 05, 06 anos a emissora de Edir Macedo conseguia 03, 04 pontos de audiência no horário nobre. Hoje, consegue índices que variam dos 12 aos 18 pontos (com "Os Mutantes" e "Chamas da Vida") explicitando um claro movimento de migração do público. Resta aos executivos globais a tentativa de reação, apostando em outras histórias, dando espaço às polêmicas (o quase beijo gay de "América" fez com que o derradeiro capítulo desta trama de Glória Pérez atingisse 70 pontos no Ibope em SP) e investindo em novos talentos. Se a renovação não ocorrer, a tendência de queda será irreversível. O grande problema da Globo é que o fato de ser líder a "engessa" pois, um passo errado pode ser fatal e o medo de correr o risco não possibilita grandes voos.

À Vânia e Paulo, os donos deste blog, uma homenagem musical

Embaixada americana - Formulário de solicitação de visto de não imigrante

Item extraído no formulário, segue o link: https://evisaforms.state.gov/DS156_Portuguese.asp

38. IMPORTANTE: TODOS OS REQ UERENTES DEVEM LER E RESPONDER A CADA PERGUNTA.

Não podem ser concedidos vistos a pessoas enquadradas em categorias específicas definidas por lei como inadmissíveis nos Estados Unidos (exceto quando uma autorização tenha sido previamente obtida. Algum dos seguintes ítens se aplica a você ?

Alguma vez foi preso ou condenado por qualquer crime, ainda que posteriormente tenha sido perdoado ou anistiado ou beneficiado por outra ação legal? Alguma vez distribuiu ou vendeu ilegalmente substâncias controladas (drogas), praticou ou foi agenciador de prostituição?

Sim Não

Alguma vez teve sua entrada nos Estados Unidos recusada, ou foi sujeito a uma audiência de deportação, ou procurou obter ou ajudou outros a obter um visto de entrada nos Estados Unidos, ou outro benefí cio de imigração por meio de fraude ou declarações falsas? Alguma vez frequentou uma escola pública (primária ou secundária) nos Estados Unidos com um visto de estudante (F) depois de 30 de novembro de 1996, sem ter reembolsado a escola?

Sim Não

Pretende entrar nos Estados Unidos para praticar violações no controle de exportação, ou atividades subversivas ou terroristas, ou qualquer outra atividade ilegal? É membro ou representante de alguma organização terrorista atualmente designada pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos? Alguma vez participou de perseguições sob a orientação do Governo Nazista da Alemanha, ou participou de genocídio?

Sim Não

Já violou as normas de um visto estadunidense que lhe foi concedido, permaneceu ilegalmente ou foi deportado dos EUA?

Sim Não

Alguma vez manteve uma crianç a cidadã estadunidense fora dos Estados Unidos, separada da pessoa a quem a custódia foi legalmente concedida por um tribunal nos Estados Unidos; alguma vez votou nos Estados Unidos em violação de alguma lei ou regulamento, ou renunciou à cidadania estadunidense com o propó sito de fugir dos impostos?

Sim Não

Alguma vez sofreu de doenç a infecto-contagiosa de importância para a saúde pública ou alguma perturbação física ou mental perigosa, ou alguma vez utilizou ou foi viciado em drogas?

Sim Não

Uma resposta AFIRMATIVA não significa automaticamente ineligibilidade para um visto, mas se respondeu SIM para quaisquer das perguntas acima, poderá ser chamado a comparecer pessoalmente perante um oficial consular.

39. Este formulário foi preenchido por outra pessoa em seu favor?

Sim Não (Se a resposta for AFIRMATIVA, responder à questão 40.)

Reações do macaco diante ilusionismo

Para nós é complicado descobrir determinados truques feitos por ilusionistas, imaginem um pobre chimpanzé... Muito engraçadas as reações dele!

Você Está Demitido - por Stephen Kanitz

Li este artigo em 2001, mas continua muito atual, vale a pena ler.

Você Está Demitido - por Stephen Kanitz

Você é diretor de uma indústria de geladeiras. O mercado vai de vento em popa e a diretoria decidiu duplicar o tamanho da fábrica. No meio da construção, os economistas americanos prevêem uma recessão, com grande alarde na imprensa. A diretoria da empresa, já com um fluxo de caixa apertado, decide, pelo sim, pelo não, economizar 20 milhões de dólares. Sua missão é determinar onde e como realizar esse corte nas despesas.

Esse é o resumo de um dos muitos estudos de caso que tive para resolver no mestrado de administração, que me marcou e merece ser relatado. O professor chamou um colega ao lado para começar a discussão. O primeiro tem sempre a obrigação de trazer à tona as questões mais relevantes, apontar as variáveis críticas, separar o joio do trigo e apresentar um início de solução.

"Antes de mais nada, eu mandaria embora 620 funcionários não essenciais, economizando 12 200 000 dólares. Postergaria, por seis meses os gastos com propaganda, porque nossa marca é muito forte. Cancelaria nossos programas de treinamento por um ano, já que estaremos em compasso de espera. Finalmente, cortaria 95% de nossos projetos sociais, afinal nossa sobrevivência vem em primeiro lugar". É exatamente isso que as empresas brasileiras estão fazendo neste momento, muitas até premiadas por sua "responsabilidade social".

Terminada a exposição, o professor se dirigiu ao meu colega e disse:

-Levante-se e saia da sala.

-Desculpe, professor, eu não entendi - disse John, meio aflito.

-Eu disse para sair desta sala e nunca mais voltar. Eu disse: PARA FORA! Nunca mais ponha os pés aqui em Harvard.

Ficamos todos boquiabertos e com os cabelos em pé. Nem um suspiro. Meu colega começou a soluçar e, cabisbaixo, se preparou para deixar a sala. O silêncio era sepulcral. Quando estava prestes a sair, o professor fez seu último comentário:

-Agora vocês sabem o que é ser despedido. Ser despedido sem mostrar nenhuma deficiência ou incompetência, mas simplesmente porque um bando de prima-donas em Washington meteu medo em todo mundo. Nunca mais na vida despeçam funcionários como primeira opção. Despedir gente é sempre a última alternativa.

Aquela aula foi uma lição e tanto. É fácil despedir 620 funcionários como se fossem simples linhas de uma planilha eletrônica, sem ter de olhar cara a cara para as pessoas demitidas. É fácil sair nos jornais prevendo o fim da economia ou aumentar as taxas de juros para 25% quando não é você quem tem de despedir milhares de funcionários nem pagar pelas conseqüências. Economistas, pelo jeito, nunca chegam a estudar casos como esse nos cursos de política monetária.

Se você decidiu reduzir seus gastos familiares "só para se garantir", também estará despedindo pessoas e gerando uma recessão. Se todas as empresas e famílias cortarem seus gastos a cada previsão de crise, criaremos crises de fato, com mais desemprego e mais recessão. A solução para crises é reservas e poupança, poupança previamente acumulada.

O correto é poupar e fazer reservas públicas e privadas, nos anos de vacas gordas para não ter de despedir pessoas nem reduzir gastos nos anos de vacas magras, conselho milenar. Poupar e fazer caixa no meio da crise é dar um tiro no pé. Demitir funcionários contratados a dedo, talentos do presente e do futuro, é suicídio.

Se todos constituíssem reservas, inclusive o governo, ninguém precisaria ficar apavorado, e manteríamos o padrão de vida, sem cortar despesas. Se acrise for maior que as reservas, aí não terá jeito, a não ser apertar o cinto, sem esquecer aquela memorável lição: na hora de reduzir custos, os seres humanos vêm em último lugar.

(artigo publicado na VEJA, edição 1726, ano 34, n. 45, 14.11.2001)

Raciocínio Rápido

Um cachorro estava, no meio da floresta, a morder uns restos de ossos quando surge atrás dele uma onça faminta. Pressentindo que iria virar almoço de onça, o cachorro pensa rápido e fala bem alto, sem olhar para trás :

- HUMMM... QUE ONÇA DELICIOSA QUE ACABEI DE COMER...

Ouvindo isso a onça fica assustada e sai correndo com medo do tal cachorro. Só que um macaco no alto de uma árvore viu tudo e foi correndo contar à onça sobre o golpe do cachorro.

A onça volta ao local junto com o macaco... O cachorro novamente percebe a situação, pensa rápido e diz, bem alto, sem sequer se mexer:

- CADÊ AQUELE MALDITO MACACO ? JÁ FAZ MEIA HORA QUE MANDEI ELE BUSCAR OUTRA ONÇA E ATÉ AGORA NADA !!!

21 de março de 2009

Série "Citações"

“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.” BARBOSA, Rui (1849-1923) escritor, jurista, diplomata e estadista brasileiro

“Ninguém gasta o dinheiro dos outros (impostos) com o mesmo cuidado com que gasta o próprio.” FRIEDMAN, Milton (1912-2006) economista americano, Prêmio Nobel de 1976

“Existe toda a diferença do mundo em tratar pessoas igualmente e tentar torná-las iguais” HAYEK, Friedrich August (1899-1992) Prêmio Nobel da Economia de 1974

"Só os homens de bem podem amar a liberdade, pois os demais amam apenas a licença, quando ninguém deve a sua liberdade à licença de ninguém". John Milton (1608 – 1674)

"Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele" KING, Martin Luther, pastor e ativista político norte-americano, 1929-1968.

NEURÔNIOS MASCULINOS

No cérebro de um homem havia um neurônio sozinho. Um dia, um outro neurônio passa por lá meio apressado. O neurônio solitário diz: - Olá! Tudo bem? Como vai? Prazer em vê-lo! Vamos conversar! O neurônio que passeava pelo cérebro estranha a hospitalidade e responde: - Olá, companheiro! Posso saber o motivo de tanta felicidade ao me ver? - Quer saber? Você é o primeiro neurônio que vejo passar por aqui depois de décadas... estou sozinho há tanto tempo aqui nesse maldito cérebro... - Mas espera aí... há quanto tempo você está aqui solitário? - Bem...desde sempre... sempre estive aqui... -Cara, mas você é burro mesmo ! Desce pro "saco" ... Tá todo mundo lá!

Chimarruts - Versos Simples

"Gente Fina"...

Gente fina, é aquela que é tão especial, que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa. Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação. Todos a querem por perto. Tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões, quando necessário. É simpática, mas não bobalhona. É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados: sabe transgredir, sem agredir. Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana. Te ajuda, mas permite que você cresça sozinho. Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não é para agradar. Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente: num boteco de beira de estrada e num castelo no interior da Escócia. Gente fina não julga ninguém - tem opinião, apenas. "Um novo começo de era, com gente fina,
elegante e sincera". O que mais se pode querer? Gente fina, não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e, como o próprio nome diz, não engrossa. Não veio ao mundo pra colocar areia no projeto dos outros. Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra. Gente fina é que tinha que virar tendência. Porque, colocando na balança, é quem faz toda a diferença. MARTHA MEDEIROS

Tirinhas de Mafalda